Conhecimento para você chegar no topo

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ESSA SEPARAÇÃO?

25/10/2016

Por Lúcia Helena Moraes*

Em um dia desses conversando com um amigo sobre a saída dos dois filhos por motivo de trabalho para morarem em outra cidade, ele afirmou de uma forma muito segura e serena: “Nós – eu e minha esposa nos preparamos para esse momento.”

E você, está preparado para essa separação? Tem preparado também os filhos para viver essa independência?

Não existe fórmula mágica e nem receita de bolo para criar/educar os filhos, porém existem alguns fatores que podem auxiliar neste processo de autonomia e independência dos filhos:

  • Não faça por eles o que eles próprios podem fazer – parece óbvio isso, mas na pressa do dia-a-dia por querermos resolver tudo rapidamente, acabamos fazendo o que eles próprios poderiam fazer e impedimos assim que eles exercitem autonomia e responsabilidade. Podemos começar fazendo isso desde muito cedo.
  • Propicie um ambiente familiar que favoreça a conversa e troca de idéias – na era da tecnologia, isto parece ser um verdadeiro desafio, mas em minha experiência, isto é perfeitamente possível. Que tal um momento após o jantar(é desafio jantarem juntos?)? Seja criativo. Você verá os frutos desse trabalho no futuro e talvez em um futuro muito próximo.
  • Esteja atento às mudanças comportamentais de seus filhos – se estiver realmente fazendo o esforço da convivência familiar, perceberá até mesmo pequenas mudanças no comportamento de seus filhos, e poderá auxiliá-los, se for preciso.
  • Não prive seus filhos da frustração – eles precisam amadurecer e farão isso também através de suas próprias experiências.
  • Faça-os participantes das alegrias, tristezas e dificuldades da família – envolver os filhos tornando-os co-participantes de todas as decisões da família, você poderá descobrir importantes aliados além de fazê-los crescer em maturidade.

LÚCIA HELENA MORAES

Lúcia Helena Moraes tem uma experiência de 23 anos na área de Recursos Humanos em empresas de vários segmentos e com projeção nacional. Atuou e hoje ainda atua desenvolvendo atividades na área de Serviço Social, o que a capacita na compreensão do outro com suas necessidades e também possibilidades. Como palestrante auxilia as empresas, tanto do segmento privado quanto público, a alcançarem os seus objetivos e a desenvolverem as suas equipes de trabalho com um visão integrada de liderança familiar e desempenho profissional.



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Banner_Felipe Costa.fw
Banner_Luciano.fw
Banner_Mariela Parolini.fw
Banner_Rafael Telles.fw
Banner_Rodrigo Lisboa.fw

SOBRE

O Portal Você no Pódium tem como objetivo disponibilizar conteúdo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que é ensinando que se aprende, por isso disponibilizamos conteúdo com fotos, vídeos, artigos e colunas com renomados colunistas nacionais. Navegue sem moderação!

          © 2016 · VOCÊ NO PÓDIUM. Todos os direitos reservados.