Conhecimento para você chegar no topo

SER OU ESTAR? EIS A QUESTÃO!

08/11/2016

Por Marcos Sousa*

Você ingere comidas e bebidas calóricas ou não saudáveis? Você dorme pouco, não cuida da saúde e não faz exercícios físicos? Você fuma ou bebe todos os dias? Você está sempre sentado numa cadeira do escritório, no assento do carro ou no sofá vendo televisão ou navegando no celular? Imagine que você respondeu sim para duas ou mais perguntas do parágrafo anterior. Agora responda: Você é uma pessoa saudável?

Você culpa tudo e a todos quando não consegue bater suas metas de vendas? Faz mais de seis meses que não lê um livro sobre vendas? Não investe em cursos de formação? Você não tem mais paciência para se relacionar com seus clientes? Você sente que está estagnado nas últimas posições no ranking de vendas e anda desmotivado? Imagine que você respondeu sim para duas ou mais perguntas do parágrafo anterior. Agora responda: Você é um vendedor extraordinário?

Vejamos alguns aspectos interessantes sobre o que somos e por que fazemos o que fazemos:

  • Contexto – Onde você está ou aonde vai todos os dias? Em que ambiente você transita? Com quem você mais convive? Pessoas saudáveis buscam ambientes saudáveis, transitam por clubes, parques ou academias e convivem com outras pessoas saudáveis. Vendedores extraordinários estão sempre aonde seus clientes estão e convivem com outros campeões de vendas.
  • Comportamentos – O que você faz? Quais são seus hábitos? Você é consistente no “fazer” ou “não fazer”? Pessoas saudáveis têm o hábito de ingerir comidas saudáveis e praticar atividades físicas. Campeões em vendas definem metas, investem em suas carreiras, fazem cursos, lêem livros e não desistem facilmente de uma venda. Campeões comportam-se como campeões!
  • Competências – Como você faz o que faz? Você é muito bom no que faz? O que você faz para melhorar o que faz? Pessoas saudáveis e campeões em vendas se tornam cada vez melhores naquilo que fazem. Estão sempre evoluindo e crescendo, porque aprendem como fazer melhor o que já fazem bem todos os dias. Você é do tamanho de suas competências ou incompetências.
  • Crenças – O que você mais valoriza na vida? Por que você acredita que algo deve ser feito? Você realmente quer fazer? Seus valores mudam na mesma proporção que suas crenças. Pessoas saudáveis acreditam nos benefícios de uma vida saudável. Vendedores extraordinários alimentam crenças extraordinárias dentro de sua mente e não crenças limitantes.
  • Conceito – Quem você é? O que você realmente deseja ser? Como você se vê? A imagem que você tem de si mesmo define todos os aspectos anteriores. O conceito que você tem de si mesmo define todo o resto. Uma pessoa saudável não pergunta a si mesmo se deve ou não fazer o que pessoas saudáveis fazem. Um campeão em vendas não tem dúvida do que deve ser feito simplesmente porque ele fará o que todos campeões fazem: buscar a excelência naquilo que faz.

Quando mudamos o que somos (conceito), mudamos aonde estamos, aonde vamos e com quem vamos (contexto). Quando mudamos o que somos, mudamos o que fazemos (comportamentos) e como fazemos (competências). E principalmente, mudamos nossos valores e entendemos melhor por que fazemos (crenças) o que fazemos. Nossa vida passa a ter um novo sentido, pois tudo muda de sentido, no sentido de nossa nova identidade.

Uma dica importante: muito cuidado quando você usa o verbo ser para descrever a si mesmo em relação a algo negativo: “Eu sou desastrado. Eu sou incompetente. Eu sou um fracasso”. Atenção! Troque ser por estar. Eu estou distraído hoje. Eu ainda não estou preparado. Eu estou errando em algo e por isso ainda não consegui. Melhor não?

Agora quando for algo positivo e poderoso busque usar o verbo ser no lugar de estar. Eu sou otimista. Eu sou uma pessoa bem-sucedida. Eu sou um campeão. Eu sou saudável. Eu sou extraordinário. Eu sou uma pessoa bondosa.

Enfim, eleve o conceito que tem de si mesmo e assuma uma identidade nova e mais poderosa. Você consegue mudar tudo o que estiver ao seu redor quando muda a imagem que tem de si mesmo, pois buscará novas crenças, competências, comportamentos e contextos para sua vida. Você precisa mudar o SER para CRER, SABER, FAZER E OBTER ALGO DIFERENTE em sua vida. Por isso que digo todos os dias para mim mesmo e para os demais: #SejaEXTRAORDINÁRIO.

O que serás agora?

Marcos Sousa

Marcos Antonio de Sousa é palestrante motivacional e de vendas. Marcos Sousa é conferencista internacional, palestrante, escritor e especialista em vendas, comportamento e programação neurolinguística (PNL). Diretor da Superação Treinamentos e Consultoria. Graduado em engenharia elétrica pela UFPB e MBA em marketing pela FGV. Trainer e master em PNL. Já realizou mais de 1000 palestras e treinou mais de 40.000 pessoas nos últimos 15 anos. Articulista em diversos jornais, portais e revistas do país.  Para saber mais, acesse: http://www.marcossousa.com.br/



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Banner_Felipe Costa.fw
Banner_Luciano.fw
Banner_Mariela Parolini.fw
Banner_Rafael Telles.fw
Banner_Rodrigo Lisboa.fw

SOBRE

O Portal Você no Pódium tem como objetivo disponibilizar conteúdo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que é ensinando que se aprende, por isso disponibilizamos conteúdo com fotos, vídeos, artigos e colunas com renomados colunistas nacionais. Navegue sem moderação!

          © 2016 · VOCÊ NO PÓDIUM. Todos os direitos reservados.