Conhecimento para você chegar no topo

QUEM É VOCÊ ?

15/11/2016

Por Anderson Veloso*

Observe o título deste artigo e tente responder rapidamente: quem é você? Para muita gente pode ser uma questão difícil, principalmente se a pessoa não tem o costume de se olhar por dentro, se não tem o famoso autoconhecimento. Eu disse famoso, porque dez em cada dez publicações sobre upgrade pessoal e profissional aparecem o autoconhecimento como item fundamental. E realmente é. Quem se conhece e sabe quais são os próprios limites, consegue se descrever e consequentemente saber se está no caminho certo, seja pessoal ou profissional.

Existem algumas dicas para você se conhecer melhor. A mais engraçada é olhar a sua própria imagem no espelho. Pode parecer brincadeira, mas é um excelente exercício para a prática da oratória. Experimente falar para o espelho. Ao se olhar, você consegue observar a sua postura, a gesticulação, movimentos da face e claro, o seu talento de convencimento. Se estiver agradando a você, já é um bom primeiro passo. Agora atenção, não confie totalmente no espelho porque ele mostra você ao contrário, mas mesmo assim é uma ótima referência. Em oratória, o mais recomendado é gravar em vídeo o seu discurso e assistir dezenas de vezes.

Outra dica para o autoconhecimento é responder algumas perguntas básicas, por exemplo, como você se vê? Qual a sua opinião sobre você mesmo? Se considera uma pessoa bacana, gente boa, batalhadora, super profissional ou preguiçosa, mal humorada, incompetente, reclamona. Aliás, em treinamento comportamental sempre peço para a turma fazer uma lista com oito qualidades próprias. É impressionante a demora dos participantes em escrever apenas oito. Se pedisse defeitos, rapidamente iriam encontrar dezenas.

Mais uma pergunta: como você acha que é visto pelos outros? Para responder a essa questão você deve ter a capacidade de receber feedbacks, porque só assim pode saber a opinião de outra pessoa sobre você. Há pessoas que, apesar de adulta, fica escrava das opiniões alheias. Você pode escutar uma crítica, agradecer pelo comentário, avaliar se tem fundamento e se pode acrescentar para a sua vida ou não. Você decide.

Para conhecer a si mesmo, uma última pergunta é importante: como você gostaria de ser visto? Qual a melhor imagem que você gostaria de transmitir para as outras pessoas? O que se deve fazer para que os outros possam enxergar você como gostaria? Saiba que sempre queremos ser vistos melhores e mais poderosos do que achamos que somos.

Se você tem vontade de ser visto de uma forma diferente e mais interessante, se observe mais, escute bastante e sonhe sempre. Saber verdadeiramente quem é, pode ser fundamental para saber se devemos continuar assim ou não.

Anderson Veloso

Anderson Veloso é Especialista em Comunicação Organizacional, Oratória Criativa e Atendimento ao Cliente. Apresentador de TV, instrutor de Oratória, Locutor e Palestrante. www.andersonveloso.com.br



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Banner_Felipe Costa.fw
Banner_Luciano.fw
Banner_Mariela Parolini.fw
Banner_Rafael Telles.fw
Banner_Rodrigo Lisboa.fw

SOBRE

O Portal Você no Pódium tem como objetivo disponibilizar conteúdo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que é ensinando que se aprende, por isso disponibilizamos conteúdo com fotos, vídeos, artigos e colunas com renomados colunistas nacionais. Navegue sem moderação!

          © 2016 · VOCÊ NO PÓDIUM. Todos os direitos reservados.