Conhecimento para você chegar no topo

O LIVRO DE OURO DO NETWORK

01/11/2016

OS PREJUÍZOS DE NÃO SE TER UM NETWORK


Apesar de vivermos na era da informação, onde há muitas facilidades para interagir e falar com as pessoas é incrível ver que existe muita gente se isolando do mundo real e consequentemente de outras pessoas e isso acaba fazendo que elas percam grandes oportunidades profissionais e também perdem a chance de viver uma vida mais intensa.

Um amigo me disse um dia que não estava conseguindo encontrar emprego, apesar de sua grande experiência e de ter passado por muitas empresas. Enquanto conversávamos, podemos perceber que faltou para este amigo construir relacionamentos no tempo em que trabalhava para estas empresas. Faltou ir além de suas atividades do trabalho e conversas apenas profissionais, mas sim ele deveria ter construído uma rede de relacionamentos firme e duradoura, o que chamamos de Network.

São grandes os prejuízos pessoais e profissionais quando não temos uma boa rede de contatos, de acordo com nosso interesse pessoal e profissional. Vamos ver algumas dicas importantes para criar hoje mesmo sua network, caso não tenha uma ainda, e é claro, se você já possui uma, estas dicas poderão ajudá-lo a manter sua rede sempre ativa.

Antes do advento dos modernos celulares, smartphones, tablets e notebooks, tínhamos que escrever nossos contatos em agendas físicas de papel mesmo, pior ainda a época que usávamos aquelas agendas diárias, com uma lista alfabética de nomes no final, separadas pela letra inicial, o chato era que todo final de ano tínhamos que passar a limpo nossas agendas.

Mas o maior empecilho acontecia quando se perdia uma agenda de contatos e era preciso recuperar as informações dos amigos e colegas de trabalhos. Eu costumava dizer aos amigos, que nossa agenda deveria ter a capa de ouro maciço 18 quilates, para assim cuidarmos como algo muito, mas muito valioso e na verdade é assim que devemos tratar os contatos de nossa Network.

PORQUE É TÃO IMPORTANTE

Principalmente em tempos de crises, onde as vagas são escassas e as empresas precisam contratar pessoas de confiança, um bom contato poderá lhe abrir grandes portas de empregos e parcerias ou mesmo te indicar a outras pessoas.

A maioria dos empregos e oportunidades que tive ao longo de minha carreira e que também vi meus amigos conseguirem, vieram graças a bons contatos ou de indicações de pessoas de nossa confiança. Isso não quer dizer que exista favorecimentos, mas como disse antes, afinidades e confiança no trabalho e nos relacionamentos pessoais construídos.

COMO MANTER E CONSTRUIR ESSA REDE.

Construir uma rede de contatos, não é simplesmente catalogar uma lista de pessoas que você conheceu no seu emprego, mas irá falar com ela depois de alguns anos, quando precisar de algum favor. Assim passando a sensação que só procurou a pessoa no momento que precisou, pode ser que durante o tempo que você ficou “sumido”, pode ter passado grandes oportunidades com seu perfil pelas mãos destes amigos, e justo no momento que você o procurar, ele também esteja procurando por novas oportunidades.

Aqui aquela frase famosa “Quem não é visto não é lembrado”, faz todo o sentido, pois quando as pessoas de sua rede estão te vendo, mesmo que vez em quando, assim que surgir algo com seu perfil, possivelmente você e suas qualidades profissionais e como pessoa virão a sua mente para possíveis indicações.

Então a dica neste caso é que você sempre de uma passada por seus contatos mandando e-mails, mensagens pelo whatsapp ou um simples “oi, como está?” através de aplicativos e redes sociais, mas não fique só nisso, sempre que puder convide-os para um almoço, café ou happy hour. Esteja sempre presente, sem ser chato ou passando a impressão de pegajoso.

MÃOZINHA DA TECNOLOGIA

A tecnologia pode ajudar, mas também pode acelerar o caos, caso você esteja desorganizado com seus contatos, desta maneira cada vez que precisar encontrar o nome de algum amigo para lhe ajudar, pode se tornar uma tarefa muito complicada.

O armazenamento das informações nas nuvens tem contribuído muito para isto, quando você armazena um contato no seu telefone, muitos aplicativos destes aparelhos modernos, já temos opção para armazenar em contas como o Google, por exemplo.  Tudo isso contribui para você organizar melhor e ter as informações de seus contatos e compromissos em qualquer lugar, mesmo se você trocar de aparelho ou acessar um micro em um hotel ou na empresa.

PRIORIZE SUA REDE

Comece hoje mesmo a rever o sua network, seguindo as dicas abaixo:

  • Revise e faça uma lista de seus contatos;
  • Insira alguma palavra ou observação para identificar os nomes relacionando diferentes afinidades; 
    Por exemplo: ”João, Tecnologia” / “Maria, Comunidade”.
  • Tenha na sua lista, o telefone, e-mail e urls de redes sociais;
  • Coloque a principal dica deste artigo para funcionar, mande um sinal de fumaça para cada um deles, pode ser um sms, um e-mail, um telefonema, com certeza poderá sair algum encontro no mundo físico, para um almoço de negócios ou café.
  • Não deixe esse relacionamento morrer, cultive esse relacionamento como quem cultiva uma amizade, de vez em quando repita esse contato;
  • Crie grupos no Whatsapp e reúna pessoas com quem você já trabalhou ou estudou, ou entre em contato com alguns destes amigos e solicite para participar de tais grupos, caso existam;
  • Participe também de grupos e comunidades nas redes sociais de acordo com seus interesses

Para finalizar trate seus contatos, como algo muito importante, como se estivessem gravados no seu caderno de ouro e tenha certeza de que eles possuem muito valor.  

Como diz a bíblia em Eclesiástico 6, 14: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro.”

* Este conteúdo faz parte de minha palestra com o mesmo titulo “O livro de ouro do Network” Dicas e técnicas para construção de Network

 

Silvio Furini

Silvio Furini é especialista em desenvolvimento de projetos e sistemas para pequenas, médias e grandes empresas, formado em Gestão em Processamento de Dados e Pós graduando em Gerencia Estratégica de Negócios.

 



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Banner_Felipe Costa.fw
Banner_Luciano.fw
Banner_Mariela Parolini.fw
Banner_Rafael Telles.fw
Banner_Rodrigo Lisboa.fw

SOBRE

O Portal Você no Pódium tem como objetivo disponibilizar conteúdo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que é ensinando que se aprende, por isso disponibilizamos conteúdo com fotos, vídeos, artigos e colunas com renomados colunistas nacionais. Navegue sem moderação!

          © 2016 · VOCÊ NO PÓDIUM. Todos os direitos reservados.