Conhecimento para você chegar no topo

C’S DA CONTINUAÇÃO

04/11/2016

Por Marcos Sousa*

No artigo anterior, falei sobre começar projetos, ações e mudanças em sua vida. Agora vamos falar sobre continuidade. Afinal, muitas pessoas começam mas não chegam aonde querem porque desistem no meio do caminho. Então, vamos aos C’s que considero importantes para você chegar ao final não só desse texto, como de seus planos.

1- Consistência – Você tem um grande obstáculo pela frente? Não importa o tamanho do muro a ser derrubado, se você martelá-lo todos os dias, uma hora ele cairá. Do mesmo modo que uma música é formada nota por nota e esse texto letra por letra, você mesmo construiu ou permitiu que construíssem esse muro tijolo a tijolo.

Não existe muro intransponível. Você precisa entender que as grandes realizações humanas advém de pequenas ações realizadas diária e continuamente. Você já está sendo consistente no autosabotar, culpar alguém ou se desculpar. Chegou a hora de você ser consistente no assumir o comando, lutar e avançar. Você já provou que é consistente no fracasso. Seja agora no sucesso.

2- Competência – Você acredita que só pensamento positivo te levará aonde queres? Não se engane. Mentalização sem ação é só intenção. Pegue a marreta e comece já. Mas você precisará saber exatamente aonde, quando e como martelar. As pessoas querem ter mais sem SER MAIS. SER COMPETENTE é buscar SER MELHOR do que já sou.

Segundo Maurício Góis: “conhecimento é o que você sabe e competência é o que você consegue com aquilo que sabe”. O problema não é o tamanho do muro, mas quanto você cresce a cada dia. Você é do tamanho de suas competências. Você é maior que o muro! Talvez esteja apenas deitado.

3- Controle – Sabe por que muitas vezes você desiste? Porque se entrega e perde o controle sobre si mesmo. Esteja preparado para se machucar, cansar e sentir dor enquanto busca o que desejas. Muitas vezes martelamos pessoas enquanto deveríamos martelar muros. Se você perder o foco do seu objetivo martelará seu próprio dedo.

Os presídios, cemitérios, hospitais e sanatórios estão cheios de pessoas que perderam o controle emocional. Controlar os resultados é ter o controle sobre si mesmo, pois é você quem produz maior parte de seus resultados. O problema não é o que acontece contigo, mas como você reage. O segredo não é o que acontece, mas o significado que você dá a tudo que acontece. Resignifique!

4- Celebração – Você consegue agora dizer cinco coisas legais que aconteceram contigo hoje? A maioria dos adultos não conseguem dizer três. Agora peça a qualquer criança que ela dirá dez coisas antes do meio-dia. Por quê? Porque elas celebram as pequenas coisas: um beijo da mamãe, um elogio da professora, uma brincadeira com colegas, um abraço da vovó, um chocolate…

Do mesmo modo que ajudo 3 pessoas por dia, também comemoro antes de dormir cinco acontecimentos legais naquele dia. Acredito que só estarei preparado para as grandes conquistas quando reconhecer as pequenas. Quando você celebra o que tem encontra motivação para alcançar o que ainda não tem. Essa recompensa te incentivará a continuar e reforçará seus novos hábitos.

5- Conexões – Você se sente sozinho e isolado? Não existe algo mais frustrante do que chegar aonde quer, mas chegar sozinho. Mesmo um campeão olímpico precisa de uma equipe e muito apoio para subir no lugar mais alto do pódio. Do que adianta chegar lá e não ter com quem comemorar ou compartilhar? Do que adiantar chegar no topo sem levar ninguém contigo?

No texto anterior falei sobre a importância de contatos. Mas os contatos só duram quando você se conecta verdadeiramente a eles. Você tem que aprender a construir pontes e não mais muros entre você e as pessoas ao seu redor. Conexão é querer respeitar, entender, acolher e valorizar para ser respeitado, entendido, acolhido e valorizado. Seu sucesso será tão recorrente quanto melhores forem as conexões de sua corrente humana.

Enfim, o segredo do continuar está no alimentar de modo consistente, competente e controlado o que deve ser alimentado. E depois celebre esse alimento com outras pessoas. O segredo da continuação, como seu próprio nome diz, é ação contínua. Ou você põe mais um tijolo ou dá mais uma martelada. A decisão é sua!

Vai continuar a ler meus artigos?

Marcos Sousa

Marcos Antonio de Sousa é palestrante motivacional e de vendas. Marcos Sousa é conferencista internacional, palestrante, escritor e especialista em vendas, comportamento e programação neurolinguística (PNL). Diretor da Superação Treinamentos e Consultoria. Graduado em engenharia elétrica pela UFPB e MBA em marketing pela FGV. Trainer e master em PNL. Já realizou mais de 1000 palestras e treinou mais de 40.000 pessoas nos últimos 15 anos. Articulista em diversos jornais, portais e revistas do país. Para saber mais, acesse: http://www.marcossousa.com.br



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Banner_Felipe Costa.fw
Banner_Luciano.fw
Banner_Mariela Parolini.fw
Banner_Rafael Telles.fw
Banner_Rodrigo Lisboa.fw

SOBRE

O Portal Você no Pódium tem como objetivo disponibilizar conteúdo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que é ensinando que se aprende, por isso disponibilizamos conteúdo com fotos, vídeos, artigos e colunas com renomados colunistas nacionais. Navegue sem moderação!

          © 2016 · VOCÊ NO PÓDIUM. Todos os direitos reservados.