Conhecimento para você chegar no topo

C’S DA CONCLUSÃO

07/11/2016

Por Marcos Sousa*

Esse artigo completa uma trilogia de textos que venho escrevendo. Nos anteriores falei sobre os C’s do Começo e os C’s da Continuação. Se ainda não leu, recomendo que clique nos links e os leia. Afinal, você não vai concluir nada que tenha começado e principalmente continuado. Agora vamos apontar os C’s relevantes quando concluímos algo em nossa vida:

1- Coleção – Todo campeão tem uma sala de troféus e medalhas. Comece a partir de hoje a colecionar mentalmente suas vitórias. Você concluiu uma venda, um projeto ou uma ação que tanto queria? Ótimo! Como você registrará essa vitória? A melhor maneira seria ter uma sala mental de troféus sempre limpa e iluminada, acessada a qualquer hora e em qualquer lugar.

Ou quem sabe materializar suas conquistas com algo físico, visível e tangível. Algo que você literalmente colecionasse e deixasse sempre por perto. Toda vez que concluo uma palestra compro um livro novo. Tenho uma estante repleta de livros ou melhor troféus. Quando estou desmotivado vou lá na minha biblioteca e saio de lá convicto de que sou um campeão. Todo campeão já sofreu derrotas, mas sua sala é de troféus e não de derrotas. Lembre-se mais das conquistas!

2- Capacidade – Você concluiu algo importante na sua vida, mas será que essa conquista é a maior da sua vida? Talvez você nasceu para ser um maratonista e está conformado por ter concluído uma corrida de 5 km. Será que realmente você atingiu toda sua capacidade ou apenas subiu um primeiro degrau de uma escada que te levará a um topo jamais imaginado?

Mesmo os mestres que alcançam uma faixa preta sabem que não concluíram sua obra ou aprendizado. Aliás o mestre faixa preta é um eterno faixa branca que apenas usa uma faixa preta na cintura. O verdadeiro mestre é um eterno aprendiz. A conclusão é o fim de uma etapa, mas nunca de uma jornada. Talvez sua jornada esteja apenas começando.

3- Condicionamento – Vou falar aqui de dois tipos de condicionamentos. O primeiro é aquele que nos impede de seguir adiante. Por exemplo, alguns vendedores não vendem mais porque não investem mais em si mesmos. E não investem mais em si mesmos porque não vendem mais. Trata-se do ciclo vicioso da derrota. Somos limitados por ciclos viciosos porque nos viciamos a eles.

O segundo condicionamento tão mortal quanto o primeiro é nos condicionarmos a só buscar algo que sabemos que vamos concluir. O vendedor que só busca vender um tipo de produto, numa determinada região, para um só público de uma única maneira. Por quê? Porque ele tem certeza da conclusão. Aí um belo dia vem uma crise, a concorrência ou algo que puxa seu tapete.

4- Colaboração – Você concluiu algum projeto individual? Parabéns! Será que não está na hora de colaborar ou contribuir com algum projeto de outra pessoa? Melhor do que curtir é compartilhar seu tempo, energia e trabalho para ajudar outras pessoas.

Vejo hoje nos grupos muitas pessoas na sombra só sugando outras e contribuindo muito pouco. São os primeiros a criticar ou colocar defeitos no que os outros estão tentando concluir, em vez de ajudá-los a conseguir o que é melhor para todos.

5- Construção – Você não terá construído algo importante apenas por ter muitos troféus numa sala. Ela serve somente para tangibilizar seu sucesso. A verdadeira construção e conquista não deve ser apenas material e individual, mas sim espiritual e coletiva. Que projetos e ações concluídas por você têm impactado positivamente na vida das pessoas e sociedade?

Falei nos artigos anteriores sobre contatos e conexões. Você precisará de pessoas para te ajudar a chegar aonde queres. A verdadeira, justa e mais perfeita construção é a espiritual. Qual legado você tem deixado por onde andas ou na empresa, família, amigos, cidade e planeta?

Enfim, comemore tudo aquilo que concluíres criando uma sala de troféus. Só lembre que não existe pessoas fracassadas, mas sim ações ainda não concluídas. De mesmo modo, não existe pessoas completas ou concluídas, mas sim ações concluídas. Não conclua sozinho apenas as pequenas coisas. Conclua com mais pessoas algo maior. Mais importante do que concluir é seguir concluindo algo maior. A vida é uma construção inacabada.

O que você concluiu desse artigo? Compartilhe!

Marcos Sousa

Marcos Antonio de Sousa é palestrante motivacional e de vendas. Marcos Sousa é conferencista internacional, palestrante, escritor e especialista em vendas, comportamento e programação neurolinguística (PNL). Diretor da Superação Treinamentos e Consultoria. Graduado em engenharia elétrica pela UFPB e MBA em marketing pela FGV. Trainer e master em PNL. Já realizou mais de 1000 palestras e treinou mais de 40.000 pessoas nos últimos 15 anos. Articulista em diversos jornais, portais e revistas do país. Para saber mais, acesse: http://www.marcossousa.com.br



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Banner_Felipe Costa.fw
Banner_Luciano.fw
Banner_Mariela Parolini.fw
Banner_Rafael Telles.fw
Banner_Rodrigo Lisboa.fw

SOBRE

O Portal Você no Pódium tem como objetivo disponibilizar conteúdo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que é ensinando que se aprende, por isso disponibilizamos conteúdo com fotos, vídeos, artigos e colunas com renomados colunistas nacionais. Navegue sem moderação!

          © 2016 · VOCÊ NO PÓDIUM. Todos os direitos reservados.