Conhecimento para você chegar no topo

COMO DESENVOLVER SUA LIDERANÇA

26/10/2016

Por Rogerio Martins*

Há muito tempo eu trabalho com programas de desenvolvimento de lideranças e posso garantir que já vi e participei de muitas coisas. Algumas bem legais e inspiradoras, outras, porém, definitivamente nada a ver.

O importante disso tudo é acompanhar o ritmo das mudanças que vem sendo cada vez mais acelerado e amplificado. A forma de trabalhar mudou assim como as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho e fora dele.

Se há mudanças acontecendo o tempo todo e em todos os lugares, por que ainda tem gente pensando e trabalhando em programas de desenvolvimento de lideranças como se estivesse no século passado? Preguiça? Falta de visão? Seja lá o que for, o fato é que tornou-se imperativo reformular os tradicionais métodos de programas destinados ao desenvolvimento de lideranças.

A disponibilidade cada vez maior dinternet faz com que as pessoas busquem novas formas de atualização. Certamente também cria novos desafios. O modelo tradicional de ensino baseado no formato em que o professor expõe seus conhecimentos e os alunos passivamente ouvem e decoram já ficou para trás há pelo menos uns 30 anos. Cheguei a pegar alguns professores assim na faculdade, mas hoje como professor universitário nem posso pensar em usar esse modelo com meus alunos, que dirá em programas de treinamento nas organizações.

Desenvolver a capacidade de liderança requer estudo e prática. Um complementa o outro. Além disso, o profissional mais ou menos experiente sempre tem o que compartilhar e suas contribuições são fundamentais para a troca de experiências e melhores práticas em gestão de pessoas. Portanto, investir na participação efetiva dos gestores é uma das formas mais ajustadas para o sucesso de um programa de desenvolvimento de lideranças.

Acredito muito fortemente que a mescla de diversas técnicas é outro fator crítico de sucesso para o desenvolvimento do potencial de liderança. Há momentos para sensibilização e palestras pontuais são fundamentais. Porém, há outros em que a profundidade é requerida e uma imersão é a solução. Diante de tudo isso, nada substitui a importância de tratar cada indivíduo como tal: indivíduo. Assim, apostar em programas individualizados e customizados é o grande diferencial de sucesso e resultados. A mentoria de liderança pode ser este diferencial.

Um programa de mentoria de liderança, diferentemente do coaching, pode alavancar a trajetória de sucesso de um gestor. A diferença fundamental da mentoria para o coaching é que o primeiro aposta na preparação do indivíduo como um todo, oferecendo ampla sustentação para o exercício do papel de liderança. No coaching o trabalho é focado em objetivos pontuais. Na mentoria podem ser utilizadas atividades de coaching e o contrário nunca.

Certamente novos conceitos, técnicas e ferramentas surgirão e o mais importante é acompanhar esta evolução. Assim como os famosos programas de “Team Bulding” fizeram muito sucesso nas décadas de 1960 à 1980, hoje há novas formas de trabalhar os comportamentos de liderança.

Assim, é fundamental que o gestor esteja continuamente preparado para realizar a autoanálise de suas competências, fortalezas e fraquezas, e buscar a melhor forma de alavancar seu desenvolvimento como líder realmente eficaz.

Rogerio Martins 

É Psicólogo, Escritor, Palestrante, Professor Universitário e criador do programa MENTORIA de LIDERANÇA.



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Banner_Felipe Costa.fw
Banner_Luciano.fw
Banner_Mariela Parolini.fw
Banner_Rafael Telles.fw
Banner_Rodrigo Lisboa.fw

SOBRE

O Portal Você no Pódium tem como objetivo disponibilizar conteúdo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que é ensinando que se aprende, por isso disponibilizamos conteúdo com fotos, vídeos, artigos e colunas com renomados colunistas nacionais. Navegue sem moderação!

          © 2016 · VOCÊ NO PÓDIUM. Todos os direitos reservados.