Conhecimento para você chegar no topo

AUTOSSABOTAGEM

31/10/2016

Por Anderson Veloso*

Nós, seres humanos, temos a tendência a sermos muito críticos e exigentes conosco. Mas, ao mesmo tempo, uma grande parte é preguiçosa e adora a zona de conforto. Tem a famosa frase: “deixe como está… assim tá bom…”e o tempo passa e as coisas ficam do mesmo jeito, a famosa AUTOSSABOTAGEM. É a nossa mente com pensamentos negativos empurrando pra baixo nossas reais possibilidades para vencer medos, receios e obstáculos.

Existem várias histórias que ilustram como PROCRASTINAMOS, como adiamos os nossos próprios sonhos. Situações como o estudo de idiomas, por exemplo. Saber uma outra língua pode ser garantia de uma nova ocupação, ascensão profissional, promoções e até realização pessoal. Mas a mente negativa fica martelando para não fazer. Para uns é mais cômodo dormir até mais tarde, sair com os amigos para a balada, aí o tempo passa.

Outro exemplo é fazer atividades físicas. Dez em cada dez médicos dizem que o sedentarismo é prejudicial a todos. Além de fazer exercícios físicos, devemos cuidar da nossa alimentação, da nossa mente… e aí vai.

No meu principal tema, que é COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL, isso também acontece. Muita gente adia a prática de se apresentar em público. Quantas vezes deixamos de nos expressar para ficarmos escondidos. Levantar a mão para dar um opinião, jamais… deixar uma mensagem, através de uma leitura… sem chance. Podemos perder uma grande promoção porque ninguém sabia que a gente queria mudar de área. Se não falarmos, ninguém vai ouvir. E aí, algumas oportunidades passam… mas ainda tem tempo, porque nós temos muita coisa a dizer, a ensinar. Não importa, a primeiro momento, se o que falamos não esteja totalmente certo, mas, pelo menos, emitimos a nossa opinião, comunicamos.

Nos dias de hoje, os sucessos pessoal e profissional estão reservados para aqueles que se destacam no mundo, principalmente, globalizado. Você pode fazer um vídeo, até com seu aparelho celular, e se tornar sucesso instantâneo nas redes sociais, por exemplo. Quantos de nós temos que apresentar, para outras pessoas, como já dissemos, um trabalho, um estudo, uma pesquisa, contar uma história pessoal ou profissional, fazer uma venda, comandar equipes…

É importante saber expor uma ideia, dar sugestões, emitir uma opinião ou até interpretar um texto. Para um líder de equipe, por exemplo, é fundamental dominar a arte da COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL, aliada às técnicas de motivação e persuasão. Uma linguagem clara e objetiva, entre o comandante e os comandados, é a principal estratégia para obter sucesso profissional. Sabemos que as pessoas que se comunicam melhor, mais se destacam. Saber se expressar em público é um grande trunfo para aqueles que pretendem ser líderes em todas as áreas.

ANDERSON VELOSO

Jornalista e publicitário, especialista em comunicação, palestras e apresentações de sucesso.



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Banner_Felipe Costa.fw
Banner_Luciano.fw
Banner_Mariela Parolini.fw
Banner_Rafael Telles.fw
Banner_Rodrigo Lisboa.fw

SOBRE

O Portal Você no Pódium tem como objetivo disponibilizar conteúdo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que é ensinando que se aprende, por isso disponibilizamos conteúdo com fotos, vídeos, artigos e colunas com renomados colunistas nacionais. Navegue sem moderação!

          © 2016 · VOCÊ NO PÓDIUM. Todos os direitos reservados.