Conhecimento para você chegar no topo

APRENDENDO A APRENDER

29/10/2016

Por Lúcia Alves*

Hoje, quero partilhar com todos vocês sobre a importância do lúdico em treinamentos corporativos, na educação, nas interatividades familiares com crianças e adultos, e todo benefício que tudo isso pode agregar em nossa vida pessoal e profissional. 

Primeiro entenda o que é: Lúdico está relacionado a atividades que envolvem jogos e consecutivamente o ato de brincar (jogar). A palavra vem do latim “ludos” que nos remete a divertimento. Toda atividade lúdica envolve entretenimento, e claro o mesmo nos dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. 

Precisamos cada vez mais na atual realidade que vivemos utilizar conteúdo lúdico em nossos treinamentos, pois o aprendizado se torna muito mais interessante, divertido, envolvente, contribuindo assim para o interesse de participação e ainda para o desenvolvimento intelectual do participante. 

Em vendas para conquistar um cliente uma das regras é persuadir, através de ações lúdicas conseguimos atingir o objetivo da persuasão. Imagine um treinamento de vendas, onde tiramos o peso da imposição do aprender. 

– Imagine você chegando para um treinamento de vendas, com uma sala totalmente colorida, com jogos espelhados entre mesas, com cordas de pular, com bicicletas, patins entre outras coisas mais inusitadas possíveis, tudo que remete a divertimento, no mínimo você iria estranhar e dizer, estou na sala errada, pois estou de paletó e gravata ou ainda de salto, blaser, cabelo com escova, certamente esse treinamento não é para mim. 

E aí eu te digo, esse treinamento é para você sim, porque não seria? Você não pode se divertir enquanto trabalha? Você tem uma vida tão tensa que não é possível livrar-se desta tensão por alguns momentos, e assim melhorar ainda mais a sua performance profissional? 

– Sou palestrante profissional há 8 anos, atuante do mundo das vendas e treinadora profissional desde 1997. Quando apliquei meu primeiro treinamento de atendimento e vendas, depois de 20 minutos percebia pessoas dormindo (pois conteúdo teórico cansa), quando não eu via as pessoas tentando ficar acordada (dando aquelas famosas pescadinhas). Ainda bem que os tempos evoluíram e hoje podemos ter conteúdo teórico com práticas lúdicas. Nós podemos aprender brincando, nós podemos entender todo conteúdo rico, com menos pressão e tensão. 

Exemplo de atividades lúdicas para todos os contextos. 

Olha que fantástico esse grupo tecendo uma colcha e construindo uma história. 

Pense no seu próximo treinamento, pense no próximo assunto que deseja aprender e perceba quantas formas diferenciadas você poderá aprender através de técnicas lúdicas.

– Outro dia contando uma história que aconteceu comigo, para um amigo dentro do carro, ele sorria tanto, que intitulou o assunto como STAND UP no automóvel e aprendeu com certeza com a experiência que eu vivenciei muitas coisas novas, uma delas de como lidar com determinado tipo de pessoas. 

– A sua vida é lúdica, você só precisa saber entender e aplicar para que você consiga sorrir mais e aprender se divertindo. 

Lucia Alves

Profissional de humanas há mais de 15 anos. Uma mulher que tomou a decisão muito jovem de ser e fazer a diferença na vida de pessoas.



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Banner_Felipe Costa.fw
Banner_Luciano.fw
Banner_Mariela Parolini.fw
Banner_Rafael Telles.fw
Banner_Rodrigo Lisboa.fw

SOBRE

O Portal Você no Pódium tem como objetivo disponibilizar conteúdo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que é ensinando que se aprende, por isso disponibilizamos conteúdo com fotos, vídeos, artigos e colunas com renomados colunistas nacionais. Navegue sem moderação!

          © 2016 · VOCÊ NO PÓDIUM. Todos os direitos reservados.