Conhecimento para você chegar no topo

A PESSOA MAIS IMPORTANTE

31/10/2016

Por Anderson Veloso*

Resolvi homenagear a pessoa mais importante, profissionalmente, para todos nós. Aquela pessoa que nos faz acordar mais cedo ou dormir mais tarde, viajar para buscar produtos, caprichar no nosso visual ou melhorar o aspecto das nossas empresas. Essa homenagem deve ser feita sempre, afinal de contas estamos falando da pessoa que merece todo o nosso empenho e esforço, toda a nossa dedicação e carinho. Claro que você já sabe que estou falando no nosso cliente, que é a razão de existirmos como empresa, instituição, prestador de serviços.

 Por falar em prestação de serviços, gostaria de contar uma pequena história, que aconteceu comigo num supermercado. Era segunda feira e estava tentando descobrir os preços de alguns produtos.  Depois de tentar pela quarta vez, indaguei uma funcionária que passava. Ela prontamente me disse que não era do setor. Rapidamente a fiz lembrar que ali, ela estava representando o supermercado, afinal de contas vestia uma camisa do estabelecimento. Depois de poucas palavras me convenceu que deveria conversar com a moça do caixa. Então me dirigi para a saída do supermercado. Lá encontrei uma funcionária bastante desmotivada e pouco simpática. Ela não tinha a resposta que eu precisava mas apontou para uma pessoa e soltou uma célebre frase: “o gerente é aquele ali sentado que não está fazendo nada”. Me assustei no momento mas fui até o tal “desocupado”. Ele me explicou de forma clara, com bastante atenção e respeitosamente. Me disse que por ser início de semana, os funcionários ainda estavam repondo mercadoria e instalando as placas de preços. Naquele dia, apenas o gerente ganhou ponto comigo. Em compensação, a demonstração de “carinho” entre os funcionários, me deixou assustado.

Nesse supermercado, como pessoa mais importante para eles, fui quase totalmente esquecido. Ora bolas, num mundo em que estamos vivendo, com dificuldades para conseguir emprego, ainda existem muitas pessoas que desperdiçam a oportunidade de atender bem ao cliente externo. E, como vimos nessa história, deixam claro que também não se esforçam em apresentar sinais de companherismo com o próprio cliente interno, ou seja, seu “amigo” de trabalho.

Antigamente se falava muito em vestir a camisa da empresa. Os funcionários deveriam fazer de tudo para representar muito bem o respectivos estabelecimentos em que trabalhavam. Mas hoje, na era da busca à excelência, sabemos que devemos vestir a camisa com as cores do estabelecimento mas escrito: cliente.

ANDERSON VELOSO

Jornalista e publicitário, especialista em comunicação, palestras e apresentações de sucesso.



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Banner_Felipe Costa.fw
Banner_Luciano.fw
Banner_Mariela Parolini.fw
Banner_Rafael Telles.fw
Banner_Rodrigo Lisboa.fw

SOBRE

O Portal Você no Pódium tem como objetivo disponibilizar conteúdo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que é ensinando que se aprende, por isso disponibilizamos conteúdo com fotos, vídeos, artigos e colunas com renomados colunistas nacionais. Navegue sem moderação!

          © 2016 · VOCÊ NO PÓDIUM. Todos os direitos reservados.