Conhecimento para você chegar no topo

A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PODER

25/10/2016

Por Jex Xavier*

As pessoas que dominam a forma de se comunicar melhor conseguem crescer, amadurecer, ter melhores relacionamentos na família, com os amigos e, principalmente, no trabalho. Para isso é importante cuidar do tom de voz, atitude, equilíbrio e uma linguagem correta. Tudo isso faz parte de uma comunicação poderosa que gera resultados.

Certo dia presenciei uma cena num certo supermercado de Teresina. Uma jovem acompanhada de uma senhora comprava algumas verduras. De repente a jovem perguntou a uma funcionária o valor de determinado produto. Perguntou uma vez, mas a cliente não entendeu o valor. Perguntou mais uma vez e ela ficou em silêncio. Na terceira vez ela respondeu de maneira bem ríspida: “Você é surda ou o quê? Não vou mais repetir porque tenho mais o que fazer.” Quanta grosseria desnecessária!

Quando você não se comunica bem você pode ser confundido com um profissional sem competência. Imagine você ser atendido por um vendedor que não consegue se expressar bem, sem uma boa ordenação do raciocínio, com uma postura deselegante, gesticula inadequadamente, mostra uma cara de poucos amigos, não tem paciência e ainda por cima grita com você. Você compraria com esse vendedor? Provavelmente não.

Existem palavras que elevam e existem palavras que machucam. Da mesma forma, há algumas atitudes que dizem muito mais que certas palavras e podem aproximar ou afastar. Mas parecem que há pessoas que estão sempre em conflito e não sabem dialogar, não respeitam o outro, não ouvem com atenção, gritam, impõem, criticam demais, não toleram ser contrariadas e já explodem, não sabem passar uma mensagem, por mais simples que seja, e causam intrigas em todos os lugares que chegam. Conhece alguém assim? Talvez sim. Por isso é tão necessário que percebamos o poder transformador de se comunicar com mais respeito.

Devemos nos policiar com relação à maneira como nos comunicamos com todas às pessoas que encontramos. Para evitar mal entendidos podemos usar técnicas da PNL como o rapport ou o backtraking. O rapport é uma palavra de origem francesa que significa conexão, sintonia total com o outro. Em outras palavras, significa, estar em compreensão respeitosa do que os outros estão vivendo e estar atento à sua fala e ao seu comportamento. Já o backtracking, é quando eu reafirmo uma ideia para que ela não fique mal compreendida. Por exemplo, quando eu passar uma mensagem aos meus colaboradores eu repita uma ou quantas vezes for necessária para evitar falhas e problemas. Checar esses acordos ajudam a reduzir mal entendidos e diminuem estresses.

Daqui para frente fiquemos atentos à forma como nos comunicamos e procuremos não aquilo que nos diferencia dos demais, mas o que nos une. Foquemos nas pequenas gentilezas como um bom dia, obrigado, desculpa, por favor dentre outras. Atenção também para a linguagem corporal que diz muito sobre o que queremos transmitir.  Esses detalhes fazem uma grande diferença e melhoram bastante os resultados para a nossa empresa. Devemos sempre investir no melhoramento contínuo da nossa comunicação porque aprender nunca é demais!

JEX XAVIER

Professor, coach, practitioner em PNL e co-autor dos livros “Líderes em Ação” e “Liberte Seu Poder”



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